Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz

O que é Espiritismo?

           O Espiritismo é uma filosofia religiosa que tem por finalidade o aperfeiçoamento moral do ser humano baseando-se nos conhecimentos adquiridos através das manifestações dos espíritos e através de seu estudo.

           O termo Espiritismo foi usado amplamente a partir do século XIX para designar um corpo de doutrina (ou um conjunto de princípios teóricos de cunho lógico), baseado em observações empíricas, dados e conclusões que postulam a sobrevivência do Espírito humano à morte do corpo físico, concepção esta porém, já encontrada na filosofia grega, em especial em Pitágoras, Platão e Plotino, assim como no Cristianismo e no pensamento da Filosofia Oriental.

           Por seu postulado básico de que o homem é formado de algo mais que a mera matéria física, a Doutrina possui algumas características distintas das demais ao conceber a idéia da sobrevivência da individualidade humana, chamada Espírito, ao processo da morte biológica, mantendo suas faculdades psicológicas, intelectuais e morais.

           Apesar do contato entre os espíritos encarnados e desencarnados permear a história da civilização, o Espiritismo foi sistematizado apenas em meados do século XIX pelo pesquisador e educador francês, Hippolyte Leon Denizard Rivail, discípulo do célebre Johann Pestalozzi.

           Rivail, pedagogo francês, fluente em diversos idiomas, autor de livros didáticos e adepto de rigoroso método de pesquisa científica, começou a investigar fenômenos de mesas que giravam e respondiam perguntas na França e estudando atentamente os episódios, percebeu que uma força inteligente as movia.

           Ao investigar a natureza dessa força, que se identificou como os “Espíritos dos homens que haviam morrido”, Rivail fez centenas de perguntas aos Espíritos, analisando as respostas, comparando e codificando-as, submetendo tudo ao crivo da razão. Assim nasceu “O Livro dos Espíritos”, obra básica da Doutrina Espírita e o professor Rivail adotou a partir de então o pseudônimo de Allan Kardec.

           A Doutrina codificada por Kardec tem caráter científico, religioso e filosófico, propondo uma aliança da Ciência com a Religião que está expressa em sua célebre frase:

           “ O Espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado porque, se novas descobertas demonstrassem estar em erro sobre um certo ponto, ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará”.

kardec
livro dos espiritos
jesus cristo

FEMEL - Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz

Rua Pe. Vitoriano Valente, 2319 - Ibiporã - PR

© Copyrigth - Fraternidade Espírita Mensageiro da Luz - 2017 - Todos os direitos reservados.